sexta-feira, 14 de setembro de 2012

HAMBÚRGUER CASEIRO COM GALETE DE BATATAS E MOLHO DE MOSTARDA.

Sonho realizado.

Há muito anos eu fui jantar com meu irmão Alexandre no Burguer & Bistrot, em São Paulo. Comemos um excelente hambúrguer caseiro, mas servido de uma forma bem diferente. Ao invés de pão, galete de batatas. E simplemente amei.
Aliás, foi a primeira vez que comi um hambúrguer de acordo. Feito apenas com carne, pouco tempero e no ponto certo. Ali, descobri que o hambúrguer perfeito não precisa ter um um monte de ingrediente. Na verdade, o mínimo deles. O importante é a escolha da carne e a maneira de preparar.
Foi então que passamos a fazer nosso próprio hambúrguer e ainda tive a sorte de ter um marido que virou mestre nessa arte.
Mas nunca achava a receita para fazer o tal do hambúrguer do Burguer & Bistrot. O fato é que não me lembrava o nome das coisinhas de batatas prá poder fazer. E fiquei anos na vontade!!!
Foi então, que pelo facebook, vi uma postagem do blog panelinha, da fantástica Rita Lobo e não acreditei quando vi!!!! Era aquilo o que queria!!
Fiz do jeitinho que ela recomenda e ficou exatamente como imaginava: PERFEITO!!
Depois de comer, só sentia uma coisa: FELICIDADE!

Então, já que hoje é sexta-feira e fim de semana é dia de coisinhas gostosas, uma receita prá lá de boa e fácil!!!!
E você pode substituir o molho pelo que quiser, gorgonzola, cogumelos salteados na manteiga, enfim!!!!
Só siga à risca a receita, certo? Rende 4 unidades.

Foto por Lúcia Magro Stuart
Ingredientes:
Para o hambúrguer de 180g:
- 360g de fraldinha moída com gordura
- 360g de ponta de peito moída com a gordura
- 2 colheres (sopa) água
- 2 colheres (sopa) azeite
- Sal (a gosto)
- Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Para as galetes de batata:
- 3 batatas médias
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal (a gosto)


Para o molho de mostarda de Dijon:
- 4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de creme de leite (dê preferência ao fresco)

Modo de preparo:
Para o hambúrguer de 180g:
Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A idéia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior do que diâmetro do pão. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne – quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.
Os Hambúrgueres descansando.
Foto por Lúcia Magro Stuart
Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.). Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total.

Para as galetes de batata:
Preaqueca o forno em 200ºC (temperatura média-alta). Lave bem, seque e descasque as batatas. Com ajuda de um mandolin (fatiador de legumes), fatie as batatas. Ou corte na faca bem afiadae fininho. Transfira para uma tigela, regue com 1 colher (sopa) de azeite e misture bem. Em duas assadeiras antiaderentes, pincele azeite e monte em forma de caracol  12 galetes com 10 fatias de batata cada. Pincele as galetes com azeite, tempere com sal e leve para assar por 20 minutos.
As galetes.
Foto por Lúcia Magro Stuart

Para o molho de mostarda de Dijon
Na frigideira do hambúrguer, reduza o fogo, coloque a água e tampe. Depois de 30 segundos, abra e misture bem com uma colher de pau, para extrair todo o sabor da carne que ficou grudado no fundo. Junte a mostarda e mexa bem. Por último, junte o creme de leite e misture bem, de preferência com um batedor de arame, até engrossar. Regue sobre o hambúrguer e sirva imediatamente.

Montagem do prato:
Em cada prato, empilhe 3 galetes de batata. Coloque o hambúrguer por cima e deixe a carne descansar enquanto você prepara o molho. Depois de alguns minutos, a carne fica ainda mais saborosa por os líquidos internos se acomodam.


Ai que vontade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!