domingo, 2 de setembro de 2012

RED VELVET CUPCAKE

Pensa em uma coisa chic, mas muito chic!!! Absolutamente lindo.... e delicioso!

Há um tempo tenho me enlouquecido por cupcakes. É certo que nunca comi outro que não fosse os meus, mas mesmo os meus, modéstia a parte, são deliciosos!
Com a minha dieta, que já está perto do fim, gracias, fazer um bolo grande e deixar em casa seria quase uma provocação ao meu estômago e às minhas compulsões. Encontrei nos cupcakes uma deliciosa forma de fazer bolos, comê-los em pequenas porções, e não ter tanto em casa. Porque rendem pouco? Nãããão!!! Porque aproveito para presentear os amigos com esses bolinhos lindos!!!!!
Comecei com um cupcake de chocolate, o Midnigth Cupcake, depois de cenoura, mas preferi postar primeiro a receita desses lindos bolos de veludo vermelho. São lindos, deliciosos e todos vão se surpreender.
Originalmente, a receita é para um bolo, mas que virou uma febre dos cupcakes.
Estudando o porquê essa receita ser tão famosa, encontrei uma "lenda" a respeito dele. Dizem, que a receita data de 1920, e que esse era um bolo servido no Hotel Waldorf- Astória. Conta a lenda que uma hóspede pediu a receita do bolo que o hotel cobrou uma fortuna por ela. De raiva, a hóspede pagou e distribuiu a receita em um monte de padarias de Nova York.
Mas vamos parar de papo e ir direto à receita!!! Com tantas receitas, escolho a do blog Goiabada de Marmelo, da Ana Marisa Fonzar.
A cobertura de cream cheese não é a dela, porque depois da primeira vez, todas as outras que tentei fazer desandava. Já até havia desistido, mas como não costumo desistir quando o assunto é comida e receitas que não dão certo, resolvi ir  à caça e encontrar outra. Encontrei. Reproduzi mais 3 vezes e deu super certo. Pode colocar no bico de confeitar que vai dar certo.
A receita da cobertura de cream cheese é do Canal do Youtube En Casa Contigo. 

Foto por Lúcia Magro Stuart
Ingredientes:
Massa:
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de manteiga, em temperatura ambiente (100 g)
- 2 ovos, em temperatura ambiente
- 2 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 xícara de buttermilk*
- 1 1/2 colheres (sopa) de corante alimentício vermelho (vi em alguns lugares o uso dó pó de beterraba. Mas não sei a quantidade).
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 colher (chá) de vinagre branco
(o vinagre é fundamental para a cor. Pelo que li, ele participa de uma reação química que não deica a cor do chocolate sobressair ao corante. e não altera em nada o gosto. Manda ver!)
Cobertura:
- 75g de manteiga sem sal (retire da geladeira uns 7 minutos antes de usar. Ela deve estar gelada e firme)
- 225g de cream cheese gelado e dessorado.
- 100g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparar:
Massa:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar durante 3 minutos, na velocidade média, até formar um creme leve.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até incorporar. Não se esqueça de limpar os lados da tigela. Reserve.
Numa tigela grande, peneire a farinha, o chocolate em pó, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra, misture o buttermilk, o vinagre, a baunilha e o corante vermelho.
Foto por Lúcia Magro Stuart
Adicione ao creme reservado, os ingredientes secos e os líquidos, alternando até terminar com os ingredientes secos.
Distribua a massa em forminhas de cupcakes. Distribua exatamente nas 20 forminhas que a massa dá certinho. Asse de 18 a 22 minutos ou até o palito sair limpo.
Deixe esfriar por um minuto na fôrma e transfira para uma grade para esfriar completamente.
Se quiser rechear, é só usar uma geléia de morango caseira,  ou de framboesa. O meu foi de framboesa, mas a receita é a mesma, apenas troque a fruta. Recheei com a geléia de framboesa e raspas de chocolate.
Para rechear, use uma faca fininha, faça um círculo profundo e retire o miolo. Corte a tampinha e dispense a quantidade de massa. Coma depois com café!
Cobertura:
Essa cobertura é incrivelmente deliciosa, mas precisa seguir umas regras, senão ela não vai dar certo.
Primeiro de tudo, o cream cheese só pode ser retirado da geladeira imediatamente antes de bater. Então, meu conselho é pesar e deixar descansando em uma peneira na geladeira, mesmo. Assim, caso tenha alguma quantidade de soro, você irá separar com a peneira.
- na batedeira e com o batedor de raquete, bata a manteiga em velocidade baixa só para ficar um pouco macia. Isso leva alguns segundos.
- Coloque de colheradas em colheradas o açúcar até ficar uma mistura homogênea. Continue batendo em velocidade baixa. Bata o por, no máximo, 1 minuto.
- Acrescente o extrato de baunilha.
- Retire o cream cheese da geladeira e acrescente à mistura da batedeira e bata para homogeneizar, sempre em velocidade baixa. Não deixe batendo por muito tempo, pois a mistura pode quebrar a estrutura e perder a firmeza.
- Coloque no bico de confeitar e decore os cupcakes já frios.

Rendimento:20 cupcakes.

Dica Importante:
No Brasil o buttermilk é conhecido como “leitelho”, que nada mais é do que o soro de leite coalhado. Como é difícil de ser encontrado industrializado, existe uma receita caseira para ser preparado, apesar de que, em quase todas as receitas que pedirem o buttermilk, ele pode ser substituído pelo leite comum.
Receita de buttermilk caseiro:
Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar. O leite vai talhar, mas é isso que se espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!